Chacras

Chacra é um termo em sânscrito que quer dizer “roda”, pois possui movimento giratório. Chacras são centros de energia vital, que funcionam como vórtices, através dos quais a energia é transmitida de planos superiores para o corpo físico. A boa saúde só é possível quando os chacras funcionam adequadamente. Durante um trabalho energético, o processo de abertura, limpeza e equilíbrio dos chacras tem por objetivo manter os chacras abertos e equilibrados para que a energia vital possa fluir, conservando a saúde do corpo, da mente e do espírito. Observem a figura a seguir em que os sete chacras são identificados nas áreas relacionadas a eles.

chakras 7

É através dos chacras e dos meridianos que a energia universal age e reequilibra a energia do corpo. Os chacras são centros de conjunção desta energia, situam-se em diferentes pontos do corpo e funcionam como bombas que regulam o fluxo da energia. O grau de fluidez da energia da nossa consciência é, portanto, determinado pelo estado dos nossos sete chacras que se dividem em:

1. Chacra de Base (Muladhara): também conhecido como Chacra Básico, da Raiz. localiza-se na região pélvica, entre o ânus e os órgãos genitais. Segundo os escritos sagrados orientais, a origem deste chacra é a “mãe do mundo”. Quanto mais aberto, maior a energia física. Tem relação com o medo ligado à sobrevivência: comida, água, ar, situação financeira e trabalho. As glândulas supra-renais, a coluna vertebral, os rins, a bexiga e a parte final do intestino estão relacionados com esse chacra.

2. Chacra Sagrado (Svadhistana): ou Sacro, Umbilical ou Sexual. Ligado à reprodução, fonte de energia e do prazer sexual. Está localizado acima dos órgãos genitais, quatro dedos abaixo do umbigo. Estimula a procura criativa do prazer material, regendo o gosto pelas coisas belas, pela arte, pelas emoções e as relações com o outro sexo. Chacra do movimento, da expansão e da intuição emotiva. É onde estão os medos, os fantasmas e fantasias negativas ligadas à sexualidade. Permite-nos amar a vida. Relaciona-se com as glândulas sexuais, os órgãos reprodutores e o nervo ciático.

3. Chacra Solar (Manipura): também chamado de Plexo Solar. Encontra-se no ponto de junção das costelas e atua no pâncreas, fígado, vesícula, baço, estômago, duodeno, cólon e intestino delgado. Chacra da mente racional, da vitalidade, da vontade, da ação, do poder e da autocura. Rege a nossa relação com o mundo e permite-nos compreendê-lo com tudo o que se passa no exterior: a natureza, o cosmos, Deus e os outros homens. Garante a compreensão, a gestão e o controle das emoções.

4. Chacra Cardíaco (Anahata): ou do Coração. É o ponto de conversão e compatibilidade entre as energias dos três primeiros chacras, abaixo do coração, e os três de cima. Permite amar totalmente e sem condições. Realiza a união entre as energias materiais e espirituais. Quando funciona harmoniosamente, nos transformamos no canal do divino e o nosso coração torna-se um prodigioso transmissor de energia universal, um instrumento de cura. As energias do coração permitem-nos mudar o mundo unificando-o, reconciliando e curando as pessoas à nossa volta. Localiza-se no meio do peito, ao nível do coração, na quinta vértebra dorsal.

5. Chacra da Garganta (Vishudda): também chamado de Laríngeo. Está no meio da garganta. Chacra da comunicação, do som, da vibração e da capacidade de receber e assimilar, bem como da expressão da nossa personalidade na sociedade e no trabalho. A consciência profunda deste chacra fará com que nos iniciemos no caminho espiritual. É responsável pela integração do indivíduo na sociedade, pelo entendimento do que nos querem transmitir, pela clareza e a criatividade com a qual nos expressamos.

6. Chacra da Sabedoria (Ajna): também chamado de Frontal, Terceiro Olho ou Mental. Chacra do aspecto mental superior, da “visão superior”, por isso chamado também de “terceira visão”. Associado à faculdade de visualizar e tornar compreensíveis os conceitos intelectuais, bem como de pôr em prática esses conceitos. Permite-nos entrar no mundo do não-material, do aparentemente invisível, por meio da percepção extra-sensorial para nos dar o conhecimento, isto é, uma consciência profunda do que nos rodeia. Relaciona-se com a hipófise, a pituitária, a parte inferior do cérebro, o olho esquerdo, as orelhas e o nariz e está localizado acima do princípio do nariz, no meio da testa.

7. Chacra da Coroa (Sahasrara): ou Coronário. É o chacra que nos liga à nossa parte mais espiritual, ao nosso ser completo e com a realidade cósmica. É luz de conhecimento e consciência, é visão global do universo, é o nosso caminho de crescimento que nos permite alcançar a serenidade espiritual da completa consciência universal. Epífese, pituitária e pineal, parte superior do cérebro e o olho direito estão relacionados com esse chacra. Localiza-se no topo da cabeça.

chakras - equilibrio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s